segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A verdadeira realidade

Parapeito da ponte do Riacho da Santa Luz/Canto do Buriti/PI. Ano 2008

Correnteza do Riacho da Santa Luz/Canto do Buriti/PI. Ano 2008

Riacho da Santa Luz período da seca. Ano 2013

Alunos no leito do Riacho da Santa Luz. Ano 2013    









       As fotos acima mostram o Riacho da Santa Luz, bairro de Canto do Buriti/PI, no ano de  2008 e no corrente ano 2013. Podemos ver o quanto a seca está maltratando a vegetação, animais e os seres humanos.

      Por outro lado vemos o quanto o ser humano também é  um dos principais responsáveis por está degradação, depositando lixo nos lugares inadequados como dentro do córrego do rio. Com isso o lixo acumulado além de impedir o escoamento das águas, torna-se um local de acúmulo de larvas que transmitem vírus de várias doenças, podendo citar a dengue, leptospirose, que é um problema para o nosso país quando se fala na chegada do período chuvoso.

sábado, 28 de setembro de 2013

Primeira Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico em Canto do Buriti/PI


Primeira audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

      Ontem (27/09) por volta das 09:00 horas aconteceu A primeira Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico, que tratou de apontar todas as melhorias necessárias para o serviço de água, esgoto, lixo e para drenagem de água de chuva, com metas para a solução de problemas e o planejamento de ações para os próximos 20 anos.
     
A Cidade de Canto do Buriti, agora caminha em passos largos para a consolidação do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico, em sua implantação e execução.


Cantoburitienses e regiões vizinhas marcando presença

Folder do evento, com suas propostas.


27 de Setembro - Dia Mundial do Coração.



Dia Mundial do Coração - Praça Sant'Ana em  Canto do Buriti/PI

      Preocupados  com a saúde dos cantoburitienses e regiões vizinhas  em manter a pressão arterial sob controle para evitar doenças cardiovasculares, ontem (27/09) aconteceu na Praça Sant'Ana, em Canto do Buriti/PI, um evento promovido pelos profissionais do NASF( Núcleos de Apoio à Saúde da Família), com o Apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Canto do Buriti  com o tema "Mobilização por um Coração mais Saudável".
Durante toda a manhã, a partir das 8h, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, Cálculo de IMC, orientações interdisciplinares com Médico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiólogo e Educadores Físicos.

Cantoburitienses preocupados com a saúde.

Profissionais da saúde exercendo muito bem seu papel.

Lago em forma de coração no Estado do Amazonas
                                                                                                                          A natureza não faz nada em vão  Aristóteles

Um breve relato sobre a criação do blog!

Com o incentivo do professor Cledinaldo,  foi criado por 10 alunos do curso de Ciências Biológicas da UFPI/UAB de Canto do Buriti/PI, o blog Informativo  Flor de Mandacaru, onde são postadas noticias do dia a dia de nossa região. A escolha desse nome retrata sobre a vegetação que é bastante abundante no nosso município.
       Os acadêmicos: Hilton; Jacqueline; Jéssica; Layzzy; Maura; Nyvia; Rejane Carvalho; Rejane Santana; Thalles e Walas,como mostra nas fotos abaixo, exploraram o morro “Toca do Urubu” localizado no bairro Santo Antonio subúrbio de nossa cidade, onde podemos ver  a vegetação predominante que é caatinga. Mas, por que Toca do Urubu? Bem, esse nome foi denominado pela população do bairro que diz que lá é onde os abutres se repousam... Na nossa visita não encontramos com nenhum, porém pela foto dá pra ver que no topo do morro (parte branca) são fezes!
Acadêmicos UFPI/UAB Canto do Buriti. Em pé: Maura; Jacqueline; Hilton; Thalles e Walas. Sentados: Layzzy; Jessica; Nyvia; Rejane Carvalho e Rejane Santana.

Morro "Toca do Urubu" situado no bairro Santo Antonio subúrbio de Canto do Buriti/PI

Vista do alto do morro. Podemos observar a vegetação predominante da região

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo

Dia 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo,
como tudo começou!

Mas... o que aconteceu no dia 26 de setembro? E por que se comemora o Dia Nacional do Surdo nessa data?


Tudo começou em 1857 do referido mês, durante o Império de D. Pedro II que trouxe para o Brasil o professor francês surdo Huetpara com a função de ensinar a língua para os surdos-mudos, através do método desenvolvido pelo abade Le`pee, no qual se usava sinais para lecionar e se comunicar com os alunos “surdos-mudos”, ele fundou a primeira escola para Surdos. Na época, o Instituto era uma casa de repouso que foi reformada e ocupada para fins educacionais, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino, os quais vinham de todos os pontos do país e, lamentavelmente, muitos deles eram abandonados pelas famílias. O objetivo do instituto era o de educar pessoas surdas unindo o método francês com a linguagem oral brasileira, porém havia uma certa proibição do uso exclusivo da Língua de Sinais.

Assim, nesse referido mês, tem-se então a comemoração da inauguração desta que foi primeira escola para Surdos que recebeu o nome de INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), situado no estado do Rio de Janeiro, cujo local é até hoje o centro de referência na disseminação de novas metodologias para o ensino-aprendizagem em língua de sinais e, da própria língua – Libras (Língua de Sinais Brasileira).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Um pouco da história de Canto do Buriti

Praça Santana, cartão de visita da cidade.


          A atual cidade de Canto do Buriti tem a sua Sede onde, anteriormente, se localizava o povoado Guaribas, na época do seu povoamento, no centro da mata, teve fácil desenvolvimento, em virtude da valorização da borracha, extraída dos vastos maniçobas nativos das imediações.
          Em 1915, Guaribas foi elevado à categoria de vila e Sede Municipal, com a denominação de Canto do Buriti. Foi nomeado primeiro superintendente, o Coronel Domingos dos Santos Chaves, um dos fundadores do lugar.
        A vila de Canto do Buriti, após a inauguração, sofreu o impacto da queda brusca do preço da maniçoba, prejudicando sua economia. Sua recuperação se deve ao esforço empregado no desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Deve-se a isso a sua elevação à categoria de Cidade, em 15 de dezembro de 1938.

http://www.citybrazil.com.br/pi/cantoburiti/historia-da-cidade